quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tailandia - dicas

Seguem resumo das dicas que catei pela net:

Não beba água da torneira, só mineral.

Não acredite nos horários de barcos e ônibus, pois os vendedores dirão o que você quiser ouvir, inclusive as rotas.

Culinária: Essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e alho, além de mais de 40 variedades de outra especiarias. Os alimentos normalmente são cozidos numa panela wok, junto com ingredientes frescos vindo direto do mercado.

CRIMINALIDADE: A criminalidade vivenciada por turistas na Tailândia é mais criativa e inteligente do que efetivamente violenta. Os golpes são muito variados e bem planejados. Motoristas de táxi, gerentes de pousadas, companheiros viajantes em ônibus e trens, e até aqueles simpáticos estudantes que você conheceu no museu: todos eles podem estar envolvidos em algum golpe planejado para tirar dinheiro de viajantes de boa fé.

Existem, inclusive, histórias de pessoas que fingem estar passando mal para convencê-lo a acompanhá-las até o carro, onde você será roubado e acabará amaldiçoando o dia em que sua mãe lhe ensinou a ajudar o próximo.

Mesmo aquela pessoa que vem puxar conversa com você, em inglês, no aeroporto, não deve ser deixada sozinha com sua bagagem por um minuto sequer.

Um dos golpes mais comuns é a venda de pedras preciosas, com o argumento de que há uma "semana especial do governo", durante a qual não são cobrados impostos sobre as pedras. Não existe e nem nunca existiu tal "promoção", como nem tão pouco existem agências governamentais de exportação.


Muitas das grandes cidades na Tailândia possuem um departamento de polícia especializado em turistas, que foram fundados em 1982 para proteger e dar assistência aos viajantes.

O número de emergência da Polícia Turística para toda a Tailândia é 1699.

Visita a templos - Quando for visitar um templo, você deverá se vestir de modo cuidadoso e retirar seus sapatos antes de entrar. Não fique em pé de modo que seus dedos do pé apontem na direção do Budha e nem sente-se com suas pernas esticadas. Os pés são vistos com certa repugnância pelos budistas, por isso devem estar sempre curvados para dentro - nunca apontando para alguém. Dispensável dizer que não se deve apontar nada com o pé, mas sim com sua mão ou dedo da mão. A cabeça tem um forte significado simbólico, portanto nunca toque um tailandês na cabeça. Toda imagem de Budha é sagrada, e por isso você não deve apoiar-se nela quando for tirar uma foto, e nem desrespeitá-la de forma nenhuma.

Sapatos e pés - É considerado educado tirar seus sapatos ao entrar na casa de alguém. Muitas das pousadas são simplesmente casas de família que ocasionalmente recebem hóspedes. Para se certificar da necessidade de tirar seus sapatos, procure por pares na porta de entrada e aja de acordo.

Roupas - O povo tailandês é muito modesto em seu modo de vestir. Shorts são usados somente pelos trabalhadores rurais mais humildes, portanto, especialmente para as mulheres, este tipo de roupa raramente será adequado. Calças ou saias compridas, e camisas com manga curta ou comprida são vestimentas mais aceitas.

E roupas que revelem o corpo devem ser reservada apenas para a praia. Especialmente para as mulheres, não devem mostrar os ombros e usar vestidos ou saias curtas. Shorts jamais. Para ambos os sexos.

Nem mesmo bermuda é adequado para visitar os templos e sequer é permitida a entrada no Grand Palace com roupas curtas, tanto homens quanto mulheres.

As roupas mais adequadas são calças jeans, calças de trekking (daquelas de fecho eclair que pode virar bermuda), calças de sarja e bermudas apenas que vão abaixo dos joelhos. Camisetas de malha e manga, camisas polo de malha e camisas de algodão de mangas curtas ou compridas.

Praia - Na praia, nunca fique nu(a) ou faça topless, pois além de ser ilegal é extremamente ofensivo para os locais. Você irá perceber que as mulheres na Tailândia se banham completamente vestidas. Algumas vezes os tailandeses se sentirão ofendidos com alguma atitude nossa, mas quase nunca eles irão comentar sobre o que os incomodou. Este é só o jeito tímido deles, não pense que o silêncio é um sinal de aprovação.

Comportamento - Casais devem evitar demonstrações públicas de afeto, ainda que pessoas do mesmo sexo sejam vistas freqüentemente de mãos e braços dados, como prova de carinho fraterno.

Não grite. A cultura tailandêsa é do “não confronto”. Tudo se resolve com delicadeza.

Não pratique o nudismo, e para as mulheres nem mesmo o top-less.

Os nativos são muito recatados e facilmente ofendidos por gestos de carinho explícito.

A cabeça é a parte mais nobre do corpo e os pés a mais poluída, portanto, não é aceitável tocar na cabeça das pessoas ou se apontar os pés para elas. Quando sentar, coloque os pés para trás ou sente-se na posição de lótus. O contato físico entre homens e mulheres não é bem visto, portanto, qualquer tipo de carinho entre sexos deve ser feito privadamente e o cumprimento mais aceito é o Namaskar ou Namaste, com as mãos juntas na altura do queixo principalmente entre homens e mulheres.

Transporte: COMPRE um Day River Pass para o Chao Phraya Tourist Boat, que custa 100 Baht. Com ele, das 9:30 às 15:00 h você usa os serviços da linha que incluem acesso a nove piers que dão acesso às principais atrações de Bangkok. Você pode usar indefinidamente durante esse horário por um dia, com direito a água mineral grátis! E você também ganha um pequeno guia impresso muito útil, não porque ele descreve resumidamente os lugares turísticos, mas porque os relaciona vinculando a cada um dos nove piers, desde o Central Pier até o Banglumpoo Pier, ao norte do Grand Palace.

Sempre que possível use os táxis de cor verde e amarelo pois estes são conduzidos pelos seus donos, o que costuma significar que são mais cuidadosos e experientes que os taxistas que pagam diárias para taxis de emrpesas. Não é costume dar gorjeta, apenas arredondar o valor.
O custo dos táxis com taxímetro em Bangkok começa em 35 baht para os três primeiros quilômetros e aproximadamente 5 baht por km rodado. Como na maioria do resto do mundo, quando parado ou no trênsito a contagem passa a ser por tempo.

Voltagem: na Tailândia é 220 V a 50 Hz. Se necessário usar eletrodomésticos de diferente voltagem, levar um adaptador internacional, ou seja, com 2 pinos redondos.


Ligações: Pode-se comprar um chip pré pago da Happy celular. Para receber ligações, inclusive internacional, não paga nada. Para ligações internacionais, gasta-se USD0,27 por minuto.
Tem um plano pré pago (passport US SIM Card) que vc usa no mundo todo. Tarifa de USD 0.49 de Dubai pro Brasil ou USD1.49 de Tailandia pro Brasil. Tb não paga ligações recebidas.
Tem chip de USD 3,00 só pra Thailandia

No Aeroporto (chegada): Chegando em Bangkok dê uma paradinha no balcão médico ANTES de seguir pra imigração. Como um perigoso cidadão sul americano, você só receberá o carimbo da imigração depois que a mocinha do departamento médico checar seu cartão de vacina de febre amarela. Se você for direto ao balcão de imigração, será mandado para o balcão médico e terá que pegar a fila da imigração de novo depois do carimbinho da saúde.

Ida para Khao San Road: Um táxi vai custar algo entre 450-500 baht (uns 15 dólares).
O ônibus executivo que parte a cada meia hora do aeroporto direto pra Khao San é baratíssimo, uns 80 baht, e vale porque já serve pra conhecer outros viajantes. Afinal, quase todos os que pegam esse ônibus são mochileiros que estão chegando pela primeira vez a BKK ou retornando de algum lugar, já que a cidade é um “hub” importante pra todos os lugares da Ásia.

Estas informações peguei de blogs e sites diversos. Eu ainda não fui a Tailandia mas, estarei aqui enriquecendo o relatório de outros blogs quando voltar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário