domingo, 15 de julho de 2012

Passaporte com nome de solteira e passagem ou solicitação de visto com nome de casada II

Bom, fiz esta postagem repetida para que coloquem os comentários aqui. Não estou conseguindo e ver e responder os comentários. Não sei porque não aparece pra mim.
PARA PERGUNTAS, USE O LINK 

http://viagensdamiolo.blogspot.com.br/2014/03/passaporte-com-nome-de-solteira-e.html

NÃO CONSIGO POSTAR MAIS COMENTÁRIOS NESTE POST

Eu não sabia disto, mas nesse caso tive que fazer a tradução juramentada da certidão de casamento, que é uma certidão de casamento oficial em inglês (porque pro país que fui não se falava português, aí minha certidão original não seria entendida pelas autoridades locais). Voce encontra empresas através da internet que prestam este serviço. Faz tudo pela internet. Voce manda sua certidão escaneada, eles traduzem e te mandam por sedex.
Este serviço custa em média coisa de R$120,00 (USD 65,00) em 2010 e eles fizeram este documento em 24h.
Precisei deste serviço para tirar o visto dos Emirados Arabes (Dubai).

Www.tradurorajuramentada.org

visto americano: 
1) visto está válido em nome de solteiro e está no passaporte em nome de solteiro e você tem novo passaporte em nome de casada -> leve ambos os passaportes na viagem + certidão de casamento (não precisa ser juramentada).

2) se vai tirar o primeiro visto, todos os documentos tem que estar atualizados (CPF, RG, passaporte etc). Ou seja, se vc tem passaporte em nome de casada e os documentos em nome de solteiro, e vai tirar o primeiro visto -> terá que atualizar seus documentos para nome de casado.

3) se o passaporte está em nome de solteira e todos os documentos em nome de solteira, e vai pedir o primeiro visto -> atualize seus documentos.
Tire passaporte em nome de casada e os outros documentos também. Aí preenche o DS160 em nome de casada.
Agora, no caso de lua-de-mel (casou ontem e viaja hoje), claro que vc já tirou o visto antes de casar e foi em nome de solteira. Assim, viaja com docs de solteira.

Outros:

A passagem aérea tem que estar no nome que consta no seu passaporte válido.

A passagem aérea não pode mudar a titularidade (o nome). Se quiser mudar o nome da passagem, terá que cancelar e comprar outra.

Outras informações de passagem aérea: http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_passagem_aerea.pdf

PARA PERGUNTAS, USE O LINK 

http://viagensdamiolo.blogspot.com.br/2014/03/passaporte-com-nome-de-solteira-e.html

NÃO CONSIGO POSTAR MAIS COMENTÁRIOS NESTE POST

240 comentários:

  1. Em 29/05/2012 por Michelle

    MIOLO, Tenho um passaporte ainda valido por 2 anos com nome de solteira, com vistos nele vencidos e uns validos. Casei mas ainda nao alterei nenhum documento de identificacao, estando tudo ainda com nome de solteira. Quero "renovar" meu visto americano de turista (que venceu ha pouco mais de 1 ano e nao renovei, nesse caso não da mais para ser renovado, correto? tenho que comparecer a entrevista pessoalmente pq passou de 1 ano?). Agora nao sei se uso o nome de solteira para o visto (o que acho que seria ilegal) ou se nao tem problema ter um visto com nome de casada em um passaporte com nome de solteira, simplesmente levando a certidao de casamento na entrevista e uma traduzida para viagem... Na hora da entrevista, levando tudo com nome de casada e certidão, eles me dariam o visto em um passaporte com nome de solteira, sem problemas? Pq nao tenho muito tempo, minha familia vai toda junta tirar o visto e nao querem esperar eu renovar meu passaporte (mesmo pq para isso, precisaria e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle,
      recomendo que faça seu visto em nome de casada. O visto dura 10 anos. Se vc fizem como solteira terá problemas pra uma proxima viagem. Leve os documentos atualizados, inclusive o passaporte, que vc consegue tirar em 2 dias dependendo do lugar que está. Ja que sua entrevista está agendada, recomendo que ligue para o consulado (pois vc tem uma senha para atendimento) e verifique com eles diretamente.É o mais certo.

      Excluir
  2. Em 04/06/12 por Vanessa:

    Olá, veja se pode me ajudar: vou me casar em novembro deste ano e pretendo adotar o nome do meu futuro esposo. Renovei meu passaporte ano passado e renovarei o visto americano neste ou no próximo mês (ainda não agendei), pq vamos viajar para os EUA na lua de mel. Então, a minha dúvida é que terei todos esses documentos com nome de solteira, mas os demais, como identidade, CPF, etc mudarei para o nome de casada logo em seguida. Terei problemas para viajar após o casamento? Terei que levar a certidão juramentada para quase todos os países? O nome que sairá na passagem aérea será o da identidade? Obrigada, Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso, como vc ainda não tem certidão de casamento, vc não tem como tirar documento (visto, passaporte, passagem...) em nome de casada. Voce vai viajar com nome de solteira pois é lua-de-mel.
      A não ser que vc case no cartório antes, e tenha tempo de fazer tudo com nome de casada, que é melhor pois já fica tudo certinho pros próximos anos.

      Excluir
  3. Em 16/06/12 por Fernando Preto

    om dia MIOLO, comprei a passagem para Londres para minha esposa com o nome de casada, porem o passaporte esta com o nome de solteira, possuimos a tradução juramentada. Compramos pela IBERIA, será que ela terá problema de embarcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, a passagem tem que ter o mesmo nome do passaporte. Ligue para Iberia e veja com eles o procedimento.

      Excluir
  4. Em 18/06/12 por anonimo:

    Olá! voce pode ajudar? meu passaporte está com nome de solteira (está valido ainda por 4 anos) e meu visto americano irei fazer mês que vem com nome de solteira. Irei me casar ano que vem e quando for viajar para os EUA estarei casada mas com visto e passaporte de solteira. Devo emitir minha passagem com nome de solteira? Devo levar uma traducao da certidao de casamento? obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pros EUA nao precisa tradução juramentada. A passagem tem que ser emitida com o nome do passaporte. Se for la-de-mel (não dá tempo de fazer novo passaporte), faça tudo como solteira. Se vc tiver tempo, emita novo passaporte (nome de casada), emita passagem com nome de casada, e leve os dois passaportes (o antigo com o visto + novo com nome de casada) junto com a certidao de casamento

      Excluir
  5. Em 18/06/12 por Viviane:

    Bom dia, No meu caso é o seguinte, quando tirei meu passaporte em 2009 era casada. Me divorciei e agora quero viajar para Miami e preciso do visto. Quero saber se precisarei de um novo passaporte e um novo RG ? Minha habilitação esta com nome de solteira, posso usá-la no lugar do RG ? Obrigado Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire passaporte atualizado e emita seu visto atualizado. Não viajará só agora. É bom que ja esteja tudo certo para as próximas viagens nos próximos anos. O visto são 10 anos. Já faça tudo atualizado.

      Excluir
  6. Em 19/06/12 por Ana

    Eu tenho uma dúvida. Tenho passaporte e visto com nome de solteira, pois não casei ainda e viajarei aos EUA em setembro. Como pretendo me casar em outubro e novamente irei aos EUA em dezembro, como faço? Terei o passaporte e visto de solteira, mas já estarei casada...? Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve certidao de casamento original + novo passaporte com nome e casada + passaporte antigo (solteira) com o visto.

      Excluir
  7. Em 25/06/12 por Michelle

    Miolo, mas e no caso de renovacao de visto? Nao entendi porque sempre se falam em " quando for pedir o primeiro visto, tem que estar tudo atualizado.." Se tivesse tempo, tambem renovaria meu passaporte antes da entrevista do visto, mas sei que teria que renovar RG e CPF tambem, certo? Meu passaporte ainda esta valido ate 2015 e nao sei como preencher o formulario ds 160 (pq diz para preencher como esta no passaporte valido). Entao se preencho com nome de solteira, omito a mudanca do nome de casada? Nao coloco em lugar algum meu sobrenome de casada, e nem levo certidao de casamento? Seria assim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o visto vale 10 anos. É bom que ele esteja em nome de casado para vc não ter problemas em viagens futuras. O certo é que faça um passaporte com nome de casada e tire o visto assim.
      Se vc omitir e viajar como solteira, acho difícil que tenha problemas. Mas não é o certo.

      Excluir
  8. Em 26/06/12 por Nádia

    Olá! Por motivo de divórcio e portanto alteração do meu nome de casada para o nome de solteira fiz um novo passaporte (com o nome de solteira) e o antigo foi cancelado. No entanto, no antigo passaporte, tenho um visto para os EUA com validade até 22 de junho de 2013. O que devo fazer??? Devo fazer um novo pedido de visto já que nem no Consulado Americano consegui informações claras a este respeito. Obrigada. Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa de novo visto. Leve os dois passaportes e a certidão de divórcio.

      Excluir
  9. Em 01/07/12 por Dhebey

    Olá. Tenho uma dúvida. Sou casada, porem nao modifiquei meus documentos, logo todos os meus documentos estão como de solteira. N Certidão de casamento, foi acrescentado o nome do meu marido no meu. Mas não atualizei meus documentos após o casamento, pois fui informada de que poderia fazer isso quando quisesse. Quero tirar meu passaporte,e gostaria de que fosse com o nome de solteira, pois nao tenho documento algum de casada a nao ser a propria certidao. Estou em duvida quanto a preencher a requisição do passaporte no site. Poso fazer com meus documentos de solteira, mesmo sendo casada? Tentarei depois o visto americano, pois viajarei para as Ilhas Cayman. Agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que meu caso se parece mais com esse.. li varios pra
      ver se achava algo do gênero mas não achei.. meu caso é:
      não tenho nenhum documento com nome de casada (pois me
      arrependi de ter acrescentado mais sobrenomes, meu nome
      ficou imenso, são seis nomes) então tudo que tenho,
      documentos, financiamento, micro empresa.. mesmo tendo sido
      feitos depois de casada, está com nome de solteira -
      baseados em meu RG, CNH, etc. Fiquei sabendo que pra mudar
      o nome só separando - o que eu não quero - ou entrando na
      justiça. Mas quero tirar passaporte e visto americano.

      Quero tirar isso com o nome de solteira, pra isso eu não
      poderia informar desde o requerimento do passaporte até a
      entrevista que eu não sou casada, então? Porque se falar
      que sou, terei que apresentar a certidão de casamento, que
      é meu único documento com nome de casada - e sendo assim,
      meus documentos estariam desatualizados e eu teria que
      troca-los, o que eu realmente não gostaria. A dúvida vem
      porque principalmente que me disseram que ser casada é um
      quesito que ajuda meu visto ser aceito, já que eu vou
      viajar sozinha e o marido vai ficar. Resumindo, estou com
      medo de tentar fazer tudo como solteira e acharem que eu
      estou indo ficar por lá. Não quero fazer como casada porque
      não quero mudar meus documentos pro nome de casada e porque
      o sobrenome do meu marido, apesar de não ser.. parece
      árabe!!!!!!!!!! E eu tenho cara de turca apesar da
      decendência italiana+nordestina... kkkk... Que eu faço
      miolo? Me jogo da ponte mais próxima ou me afogo no copo
      dágua mais perto?? SOCOHELP! E claro.. parabens pelo blog,
      pelos esclarecimentos e pela sua paciencia em ajudar os
      menos iluminados(as), como eu!

      Excluir
  10. Dhebey,

    sugiro que faça o certo mesmo: passaporte em nome de casada e visto em nome de casada.
    Alterar RG e CPF é muito rápido.
    Depois você providencia o passaporte.

    Agora, se quiser ficar tudo em nome de solteira, faça assim. Mas isso pode te dar problema lá na frente. Pode também não dar problema nenhum.

    Mas o certo é fazer de acordo com a realidade.

    ResponderExcluir
  11. Em 02/07/12:

    Olá, casei e acrescentei o nome do marido. Mas nao alterei nenhum documento. Passaporte, RG, CPF, titulo está tudo com nome de solteira. Estou querendo tirar o visto americado, mas não tenho tempo de tirar outro passaporte, pois quero ir no consulado no começo de agosto e não tem vaga na polícia federal até la. Então não conseguirei tirar o passaporte no nome de casada. É meu primeiro visto. Será que terei problemas com isso? Preencho o formuário com nome e solteira ou casada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugiro que procure uma outra Polícia Federal, num município vizinho, que faça o passaporte mais rápido. Sempre tem.
      O formulário deve ser preenchido de acordo com seu passaporte. Mas a Embaixada dos EUA orienta que todos os documentos tem que estar atualizados.

      Excluir
  12. Em 12/07/12

    Miolo, primeiramente, parabéns pelo blog. Você aborda assuntos muito importantes e que são, frequentemente, negligenciados pelas companhias aéreas. É um excelente espaço para interação entre pessoas com os mesmos problemas. O meu caso é o seguinte: Tenho cidadania brasileira e francesa. Comprei minha passagem, com antecedência, de Goiânia para Lyon no meu nome de solteira. Porém, após ter feito a compra, me casei, e consequentemente meu nome mudou na Identidade brasileira. Meus passaportes estavam vencidos, e por isso retirei outro passaporte brasileiro, mas com o nome de casada. Porém a minha passagem está no nome de solteira. Como devo proceder? Levando em conta que a companhia aérea insiste que eu não possa embarcar com nomes diferentes na passagem e passaporte. Já conversei na Polícia Federal e segundo eles, a Certidão de Casamento, comprova a minha identidade e justifica minha alteração no nome. Também tenho meus passaportes antigos(brasileiro e francês), bem como minha e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não vejo problemas, já que vc tem os passaportes antigos e a certidão de casamento. Leve uma certidão com tradução juramentada, caso dê problema na sua volta da França. Seu passaporte francês em nome de solteira está vencido? se não estiver vencido, embarque com ele.
      Leve certidão de casamento + passaportes antigos e atual + comprovante que comprou e pagou passagem quando era solteira para qualquer problema que aconteça.
      Se tiver problema no aeroporto, procure a PF.
      E chegue no check in cedo para ter tempo de resolver qualquer coisa.

      Excluir
  13. Em 09/07/12 por Daniel Marques:

    Boa noite, minha esposa tem passaporte com nome de solteira e visto com nome de solteira. Meu entiado de 8 anos, tirou o visto quando a mãe ainda era solteira, mas o meu filho mais novo, de 8 meses, a documentação da mãe que foi enviada para passaporte e visto, é toda com nome de casada. Devo renovar o passaporte e o visto da minha esposa? caso a resposta seja sim, devo alterar ou renovar alguma coisa do meu entiado? Agradeço desde já. Daniel Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, sugiro que sua esposa tire passaporte em nome de casada. Viajar com criança é complicado por questão de segurança e a PF é bem exigente, o que é certo. Se ela portar certidão de nascimento e de casamento eu não vejo problemas, mas como está com criança, o ideal é que ela esteja com o passaporte atualizado e leve o passaporte de solteira também.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Em 14/07/2012 por Maristela:

    Oi Meu nome é Maristhela. Comprei uma passagem pra Bariloche com meu nome de solteira, e tive que renovar meus documentos ( passaporte por ter expirado e identidade por ter mais de 10 anos de emissao.tive que fazer os documentos com meu nome de casada, visto que é minha condiçao civil atual.Agora tenho passagem com um nome e passaporte e identidade com outro.A agencia pode mudar o nome, ou levo os dois passaportes pra embarcar? Eu consigo embarcar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cia aérea não muda o nome da passagem. Leve os dois passaportes e certidão de casamento com você. Ligue para cia aérea para confirmar o procedimento.

      Excluir
  16. Eu jà tenho passaporte, mas no ano de embarque eu não pude viajar; eu posso usar o mesmo passaporte para viajar para usa ou é necessário tirar outro passaporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não entendi bem o que quis dizer. Você usa o mesmo passaporte até que falte 6 meses para vencer. É só ver a data de validade.

      Excluir
  17. Anônimo7/19/2012

    Olá bom dia. Estou com uma duvida.

    Minha passagem esta com nome de solteira, tenho visto e passaporte com nome de solteira. Mas esse passaporte venceu, e preciso emitir outro, mas sera com o nome de casada. Você acha que vai dar algum problema:

    passagem nome de solteira
    visto nome de solteira
    novo passaporte com nome de casada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve os dois passaportes com você (o antigo e o novo) + certidão de casamento.
      Ligue para a cia aérea e verifique com eles também.

      Excluir
  18. Anônimo7/23/2012

    Tenho uma duvida que talvez seja um pouco confusa. Sou casada no papel, mas nao estamos mais juntos, e ele mora no Japão. No meu passaporte antigo tem o meu nome de casada, mas no RG não, pois fui roubada e na hora de fazer um novo, falei que nao tinha mudança de nome, ou seja, fiquei com o nome de solteira no RG novo, mas ainda legalmente casada. Agora quero tirar um passaporte novo e o visto americano, mas nao tenho idéia do que fazer, ainda mais por causa dessa confusão dos nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil essa! rsrsrs...
      bom, isso vai dar problema para você em outras situações. É importante que atualize seu estado civil. Como um divórcio amigável demora coisa de 2 anos e você precisa do passaporte pra já, sugiro que ligue para a Polícia Federal. Acredito que, ao apresentar seu passaporte antigo com nome de casada, vão te pedir a certidão de divórcio para fazer o passaporte novo em nome de solteira. E legalmente você está casada. Penso que assim deve ser. Ao invés de apresentar RG, você apresenta a certidão de casamento e outros documentos (CPF, CNH, carteira de trabalho etc). Mas enfim, ligue para a PF que eles que vão te dar orientação correta.

      Excluir
  19. Anônimo7/25/2012

    Olá, vou tirar meu 1° passaporte, fui casada mas estamos separados e não fizemos o divórcio ainda. Só a minha habilitação está com o nome alterado, os demais documentos continuam como solteira. Pretendo viajar no fim do ano para Disney com meu filho de 07 anos. Pensei em tirar o passaporte em nome de casada, mas teria que altera o rg, cpf e título eleitoral. Será que é melhor eu correr com o divórcio para depois tirar o passaporte, vai dar tempo?
    Aguardo

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todos os efeitos, vc é casada.
      A certidao de divorcio demora e nao dá tempo de fazer como divorciada.
      Para primeiro visto, os documentos devem estar certos e atualizados.
      O jeito é fazer como casada, que é sua situação legal.
      Ligue pra PF e oriente-se com eles.

      Excluir
  20. Ola
    estou de viagem marcada para 05/12 para Europa meu marido comprou a passagem com nome de solteira(Ana C. D. Dias) na passagem meu nome aparece AnaMSDias sem o Sonaglio, e meu passaporte esta com nome de casada(Ana C. D. Dias Sonaglio)(eu fiz ele a pucos dias). eu liguei na Tap eles me disseram que não tinha problema viajar porque a moça da agencia de viagem colocou meus sobrenomes na observação da passagem eu só teria que levar a minha certidão de casamento junto. na verdade o meu nome na passagem só ficou fora de ordem porque em vez de colocar meu ultimo sobrenome a agencia emitiu a passagem com o penultimo sobrenome... De minha cidade até Guarulhos vou voar pela TAM e eles também me informaram que se constasse nas observações o Sonaglio não teria problemas.. mas estou com receio apesar de das informações que eles me passaram... Miolo você pode me ajudar? você acha que posso ter problemas para embarcar?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se as cias aéreas te informaram que estará ok, acredito que não terá problemas. Leve a certidão de nascimento original com você. Sugiro que leve uma certidão com tradução juramentada, pois na volta (com atendentes europeus que não leem portugues), isso pode ajudar caso haja alguma confusão.

      Excluir
    2. Certo
      Obrigada
      Onde posso conseguir esta certidão com tradução juramentada?

      Excluir
    3. eu fiz tudo pela net.
      Segue contato: www.talentwb.com.br
      projetos@talentwb.com.br
      tel 55 (21) 4063-7135 | 55 (21) 2204-1032 | cel 55 (21) 9623-6549
      Mas vc encontra outras empresas. pesquise no google.
      at.

      Excluir
  21. leticia8/02/2012

    Olá Miolo. ME casei há 6 meses, tirei meu passaporte com nome de solteira. Na volta da lua de mel tirei meu visto para os EUA com nome de solteira, mesmo estando casada. Agora minha dúvida é.. devo fazer um novo passaporte? Devo tirar meus documentos com nome me casada? Devo viajar com meus documentos de solteira? Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é que atualize seus documentos e faça novo passaporte. Ao viajar com visto em nome de solteira, leve a certidão de casamento autenticada. Na passagem aérea, vc coloca o nome do passaporte válido.
      Acredito que eles nao tem como cruzar informação e saber se vc casou, caso nao altere os documentos. Assim, acho que nao teria impedimento viajar com docs de solteira.
      Mas o certo é andar certo, né. Vc está casada agora e assim seus documentos deveriam ser.

      Excluir
  22. MIOLO, Boa Tarde, comprei passagens para EUA para minha esposa com nome de casada, o passaporte é com nome de solteira, para alterar um sobrenome é cobrada uma taxa de R$400,00, achei um absurdo, teria algum problema caso levasse a certidão de casamento? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve ligar para a cia aérea e perguntar qual o procedimento deles. O visto está como casada?

      Excluir
  23. Anônimo8/13/2012

    Boa noite, Miolo. Ando muito aflita... Meu marido emitiu minha passagem para os EUA com nome de solteira pq meus documentos não estavam atualizados. Agora tenho passaporte com nome de casada e passagem com nome de solteira. Será que apresentando a certidão juramentada consigo embarcar? Não tenho passaporte anterior e houve só acréscimo do sobrenome dele ao meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue para a cia aérea e pergunte o procedimento direto com eles. Eles vão te orientar.

      Excluir
  24. Miolo, vou viajar pra Europa, tenho passaporte com o nome de solteira e a passagem foi comprada com o nome de solteira, porém casei e acrescentei o sobrenome do meu marido, tem algum problema eu viajar com meu passaporte com nome de solteira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que nao terá problemas. Depois nos conte. Mas eles nao tem como cruzar informacao. Eu casei e viajei com nome e passaporte de solteira para américa central.

      Excluir
    2. Obrigada!!! Depois conto como foi.

      Excluir
  25. Eu quero tirar meu passaporte, porem não consigo atualizar meu título por conta das eleições o sistema está fechado , será que consigo tirar meu passaporte atualizando apenas os demais documentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se todos os outros documentos estiverem ok, creio que nao terá problemas. Dá uma ligada para o 194 e verifique com a PF.

      Excluir
  26. Anônimo9/05/2012

    Todos os meus documentos estao com nome de casada, menos o tituo, q eu nao consegui mudar pq é epoca de eleiçao. e o titulo do meu marido esta com a data errada a diferençaé d um dia,mas esta errada,estou começando a mecher para tirar o passaporte, tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugiro que ligue pra a Polícia Federal para ter informação correta.

      Excluir
  27. Anônimo9/30/2012

    Boa noite Miolo,
    Estou com um probleminha...
    Meu passaporte esta com nome de solteira,preenchi a ficha para tentar o visto com nome de casada...
    Vou ter algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vai tirar o primeiro visto, todos os documentos tem que estar atualizados (CPF, RG, passaporte etc). Ou seja, se vc tem passaporte em nome de solteira e os documentos em nome de solteiro, e vai tirar o primeiro visto -> terá que atualizar seus documentos para nome de casado, inclusive passaporte.
      Como vc já preencheu o formulário, vc tem uma senha pro atedimento. Sugiro que ligue para eles. Mas penso que deverá regularizar todos os seus docs.

      Excluir
  28. Anônimo10/27/2012

    Vou viajar para a Europa e meu passaporte está com o nome de solteira e válido até 2014. Meus outros documentos estão todos com o nome de casada(RG, CPF,CNH). Não terei tempo para emitir outro passaporte. Posso emitir a passagem com o nome de solteira conforme o passaporte e viajar sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fui para Dubai e Paris assim: Passaporte e passagem em nome de solteira. Só precisei usar o nome de casada para tirar o visto para Dubai (que foi no passaporte de solteira). Eu viajei com uma certidao de casamento com tradução juramentada, motivo deste post. E tive que apresentar algumas vezes, nao lembro por que...

      Excluir
  29. Anônimo10/29/2012

    Olá Miolo
    Acabei de me casar não alterei nenhum documento para casada e meu visto e passaporte são recentes, será que vou ter algum problema em viajar com os documentos de solteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificilmente terá problemas. É o caso de lua-de-mel... a pessoa viaja ainda com docs de solteira. Mas aí que seja tudo de solteira. A passagem tem que ser emitida com o nome que consta em seu passaporte válido.

      Excluir
  30. Anônimo10/30/2012

    Oie!!!! Estou com uma duvida tremenda!!! Tive meu sobrenome mudado quando eu ainda era criança... Há mais menos 10 anos!! E na mesma época renovei todos os meus documentos e nunca tive problemas com isso. Tenho apenas a certidão de nascimento com o sobrenome antigo! Semana passada tirei o meu passaporte e eu esqueci de dizer isso ao atendente da PF que me entrevistou! Hoje fui pegar o passaporte, esta pronto! E mesmo depois da busca avançada que eles fazem para emitir o passaporte, não houve problemas!!! Gostaria de saber se posso ter problemas na hora de tirar o visto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a documentacao que vai entregar pro visto deve estar toda igual (igual ao passaporte).

      Excluir
  31. Anônimo11/05/2012

    Olá Miolo,

    Estou me divorciando semana que vem/novembro(divórcio direto em cartório), e vou viajar pros EUA em janeiro. Meu visto foi tirado com meu nome de casada, mas à partir do divórcio voltarei a usar meu nome de solteira, porém, creio que não consiga regularizar meu passaporte a tempo.
    Como devo proceder????
    Terei problemas no embarque ou mesmo pra sair dos EUA?
    Aguardo sua ajuda!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificilmente terá problemas se viajar como casada. Mas aí, tudo como casada (passaporte, passagem e visto), sem mencionar que divorciou. Não tem como cruzar a informação, até onde sei.
      Por via das dúvidas leve a certidao de divorcio com vc.

      Excluir
  32. Anônimo11/06/2012

    Moro nos EUA, sou casada com americano, tenho meu green Card de 10 anos mais no meu passaporte esta no nome de solteiro, predetendo viajar ao Brasil no proximo mes.Compro minha passagen no nome de solteiro cou casado? Como vou entrar nos EUA com o nome de solteira? Eu revalidei meu passaport com o nome de solteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualize seu passaporte americano em nome de casada, pois é rápido. Como nao precisará de visto (tem o green card) e vc tem cidadania americana (pode usar seu passaporte americano para voltar), acredito que o melhor é ter seus documentos em dia.
      Dependendo do seu tempo aqui no Brasil, dá até pra fazer novo passaporte brasileiro tb, já com nome de casado.

      Excluir
  33. ludmila11/06/2012

    Olá Miolo!

    seu blog veio numa hora muito boa..
    Estou com uma dúvida..

    me casei mas até hoje nao alterei meus documentos. estava esperando vencer meu passaporte e visto e alterar tudo de uma vez...

    agora preciso emitir uma passagem para Europa e o meu passaporte vai vencer com menos de 6 meses da data embarque e retorno da viagem (4 meses na verdade) e eu não sei se emito a passagem com o nome de solteira ai depois se eu tiro outro passaporte para garantir os 6 meses (e vai ficar com o nome errado e viajo com a minha certidao de casamento) ou se eu viajo com o meu passaporte com a validade menor do que 6 meses.. (o que pode ser que nao deixem embarcar)....

    pode me ajudar?

    Obrigada
    Ludmila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludimila
      sugiro que vc faça seu passaporte atualizado. É rápido e vc evitará problemas.
      É sempre melhor andar com as coisas certas.

      Excluir
  34. Giselle11/08/2012

    Miolo,

    Eu casei há mais de 1 ano e ainda não mudei o meu nome nos documentos.

    Vou viajar em dezembro e meu passaporte vence em março, e por isso gostaria de renovar o passaporte já com o nome de casada. Levando todos os documentos com nome antigo e a certidão de casamento com o nome de casada eu consigo renovar meu passaporte já com nome de casada?

    Obrigada,
    Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle,
      veja a lista de documentos no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/requerer-passaporte
      Você não fará renovação do passaporte, pois isso não existe. A PF emitirá um novo passaporte com seus dados novos. O passaporte antigo ficará com você.
      At

      Excluir
  35. Anônimo11/19/2012

    Miolo,

    Casei há 1 ano e ainda não alterei meus documentos. Já estou com a passagem emitida para os EUA com o nome de solteira.
    Solicitei o passaporte com nome de solteira, porém informei no formulário para de solicitação o estado civil casada. Dúvida: a polícia federal irá exigir minha certidão de casamento? Pois se isso ocorrer terei o nome do passaporte diferente da passagem... Será que terei problemas...? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugiro que ligue pra PF.
      Leve todos os passaportes antigos com vc e sua certidao de casamento.

      Excluir
  36. Anônimo11/25/2012

    Miolo boa noite! Obrigada pelas respostas...ajufou muito!
    Só quero confirmar mesmo:
    Vou me casar e pegar o nome de meu esposo.
    Já compramos o pcte de lua de mel, passagens emitidas com o meu nome de solteira, visto, passaporte...todos com nome de solteira.
    Como irei viajar 1 semana apos o casamento, realmente não há problemas de ir com o nome de solteira?
    Preciso levar a certidão de casamento?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao há problemas porque entra no caso da lua-de-mel.
      vc nao tem tempo de fazer RG, CPF, visto e passaporte logo após o casamento para viajar.
      Vá como solteira. Na volta, vc atualiza seus docs.
      Só leve a certidao de casamento se vc tiver docs com nome de casada.

      Excluir
  37. Anônimo11/30/2012

    posso tirar o passaporte com nome de solteira, sendo divorciada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tire o passaporte com sua documentação de acordo com seu estado civil atual.

      Excluir
  38. Anônimo12/09/2012

    Olá Miolo,

    Casei no início do ano, e fui logo em seguida de lua de mel com minha documentação de solteira, claro... Eu já alterei o RG e o CPF para meu nome de casada. Mas meu passaporte só vence em 2016, e meu visto americano mais tarde ainda... Há algum problema em viajar com nome de solteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não terá problemas, porém o certo é que esteja com documentos atualizados. Pode haver problema se a PF ver que nao atualizou seu passaporte. É errado andar com documento desatualizado. Sugiro que tire novo passaporte. Quando ao visto, nao terá problemas caso seu passaporte fique como casada e o visto como solteira. É só levar seu passaporte antigo e cópia da certidao de casamento.

      Excluir
  39. Anônimo12/11/2012

    Olá Miolo,
    Tenho passaporte e visto com nome de solteira. No entanto, meu passarporte vence agora e gostaria de alterar para o meu nome de casada. Só que o meu visto só vence em 2014. Como devo proceder? Fico com o passaporte com o nome de casada e visto com o nome de solteira ou posso trocar o visto também? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Fica com o passaporte com o nome de casada e visto com o nome de solteira. Na viagem, leve a certidao de casamento e o passaporte antigo.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo1/01/2013

    Olá.Estou divorciada a mais de um ano.Na época pedi a autorização do ex marido para continuar com o nome dele SANTOS .Meu passaporte está novo e a identidade também.Eu quero futuramente tirar este nome do ex que me foi permitido usar.Como fazer isso e eonde? Precisarei de um advogado ?Obrigada Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe mas não sei te informar. Acredito que deve levar sua certidao de divórcios aos órgãos oficiais e alterar seus documentos (Detran, PF, Receita etc).

      Excluir
  42. Anônimo1/02/2013

    anonimo 02 de janeiro de 2013. Olá estou divorciada a mais ou menos 7 meses,voltei a usar o nome de solteira,todos os documentos estão com o sobrenome de meu ex marido,inclusive o passaporte que fiz a renovação antes do divórcio com validade até 2015; Não tenho visto americano ainda,mas sei que brevemente terei que solicitar o visto;como devo proceder.? Obrigada Suely


















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tirar o primeiro visto americano todos os seus documentos devem estar atualizados: RG, CPF, Passaporte etc.
      Já comece a providenciar a atualização dos seus documentos

      Excluir
  43. gleiciane1/10/2013

    Ola. meu nome e Gleiciane, tirei meu passaporte depois de estar casada, nao modifiquei meu nome e nunca atualizei meus documentos para casada e nem levei minha cerdidao de casamento para tirar o passaporte, isso foi em 2008. agora fui renovar meu passaporte no consulado brasileiro em portugal. como nao tinha a certidao de casamento disse que eu era solteira. Acha que eles vao emitir meu passaporte? e isso pode me trazer problemas? obrigada e fico a espera de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vão emitir seu passaporte e provavelmente não te trará problemas. Mas você está com documentação que não condiz com a realidade, isso pode te trazer problemas com a Polícia Federal. Atualize seus documentos assim que puder e ande certo; é o melhor.

      Excluir
  44. Anônimo1/14/2013

    Olá, me casei e estou alterando minha documentação, com isso terei que fazer novo passaporte, porem meu visto AINDA está valido ate novemnbro, como farei agora após atualizar o passaporte? terei qie refazer a entrevista dp visto? como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é visto americano? se for, é só levar algum doc que comprove que vc é a mesma pessoa (certidao de casamento). Leve o passaporte antigo tb.

      Excluir
  45. Anônimo1/18/2013

    Ola vou prencher a ficha do sae e sou casada mais ainda nao ao alterei meus documenti e nem pretendo pois penso em mi separar sou casada mais com todos documento de solteira e eles pergunta na autorizacao eletronica do sae se e casada ou solteira oque coloco?obrigada por tirar nosas duvidas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que é SAE. Mas difícil quecruzem informações e saibam seu verdadeiro estado civil.

      Excluir
  46. Oi tudo bem?

    Emiti uma passagem para NY com o meu nome de SOLTEIRA, pois no meu passaporte valido ate 2016, é assim que esta o nome.

    Porém reparei que o meu visto vai vencer em abril e a viajem é em maio, então vou precisar renovar o visto americano!

    Pensei em algumas idéias qual seria a melhor???



    Atualizar: Passaporte (nome casada)

    Atualizar: Visto (nome casada)

    Passagem: (esta em nome solteira) - Apresentar certidão casamento juramentada + passaporte valido ate 2016 **com nome de solteira + passaporte e visto novo com nome de casada




    Não Atualizar: Passaporte (nome solteira)

    Atualizar: Visto (já com nome casada - não sei se pode no passaporte de solteira)

    Passagem: (esta em nome solteira) - Apresentar certidão casamento juramentada por causa do visto



    Não Atualizar: Passaporte valido 2016 (nome solteira)

    Atualizar: Visto ( mas tirando com nome de solteira***)

    Passagem: (esta em nome solteira)

    Qual seria a opção menos arriscada de dar alguma confusão.

    Bjos.
    Suellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen,
      para tirar o visto americano, seus documentos devem estar atualizados.
      Sugiro que ligue pra cia aérea e verifique que documentos precisa levar, explique a situação e que, com a retirada do novo visto, seu passaporte também ficará como casada. Acredito que só levar os passaportes/visto antigos será suficiente.
      Para os EUA não é necessário tradução juramentada da certidão; eles recebem mtos brasileiros e latinos.
      Acredito que a melhor opção é a 1, porém sem tradução juramentada da certidão.
      Ligue primeiro pra cia aérea.
      Att.

      Excluir
  47. TENHO VISTO AMERICANO E PASSAPORTE COM NOME DE SOLTEIRA E SÃO NOVOS. CASAREI EM FEVEREIRO E VIAJAREI EM MARÇO. POSSO VIAJAR COM OS DOCUMENTOS DE SOLTEIRA, SEM A APRESENTAÇÃO DA CERTIDÃO DE CASAMENTO?
    E APÓS RETORNAR DE VIAGEM, MUDANDO O RG E CPF, QUAL A SOLICITAÇÃO QUE FAÇO PARA MUDAR PASSAPORTE E VISTO?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode viajar como solteira, pois entra na situação de lua-de-mel; não dá tempo de atualizar passaporte/visto.
      Após voltar, você faz novo passaporte (veja documentos no site da Policia Federal).
      O visto vc não precisa mudar.

      Excluir
  48. Anônimo1/24/2013

    Olá..
    Vou fazer passaporte esse ano e me casei ano passado, só não consegui alterar meu nome de casada no meu titulo de eleitor ano passado, vi que os documentos necessário para o passaporte são o titulo de eleitor e comprovante da ultima eleição, ainda vou mudar meu titulo mas o comprovante vai ficar com o nome de solteira, terei problemas com isso?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo2/04/2013

    ola!!
    me casei no sabado e a viagem estava programada para domingo, porem na sexta feira a noite descobri que meu passaporte estava vencido, sendo assim no sabado de manha cancelei a viagem e remarquei para dia 17/03. A minha duvida é, na hora de preencher a requisicao do passaporte novo, coloco solteira ou casada? POis meus documentos estao com nome de solteira, porem me casei e nao pretendo mudar os documentos agora pois senao nao vai dar tempo de emitir meu passaporte novo!
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se sua viagem é 17/03 dá tempo de mudar os documentos e fazer o passaporte novo já com nome de casada.
      Se vc fizer como solteira, a princípio, não terá problemas.
      Mas o passaporte tem validade de 5 anos. Será complicado daqui a uns 2 anos vc ficar com passaporte com nome errado... já que vai fazer, corre e faz certo logo.
      Agora, se preferir, faça como solteira e daqui a pouco pagará outra taxa de emissão de passaporte para atualizar.
      No seu lugar, eu agilizava e corria para fazer tudo certo logo.

      Excluir
  50. Oi!!! meu nome é Adriane, pela primeira vez vou viajar de avião.
    comprei a passagem aérea com o nome de casada, mas todos meus documentos estão com nome de solteira, e a minha identidade eu tirei em 1998 tenho 29 anos a foto é preta e branca, vou do rio grande do sul à salvador.
    Vou ter problemas ? obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a passagem tem que estar com o mesmo nome do documento de identificação. Ligue para a cia aérea e veja se precisará levar sua certidão de casamento.
      Em paralelo, já dê entrada no pedido da sua identidade nova.

      Excluir
  51. Anônimo2/13/2013

    Olá Meu nome é Fernanda e minha situação é a seguinte: Eu sou solteira e já tenho passaporte válido, acabei de solicitar o visto para os EUA pois viajo em Julho. Porém, eu caso em Maio!! Vi aqui no blog que eu posso voajar com documentos de solteira e passaporte de solteira. Mas como o visto é para 10 anos, como faço pra alterar meu nome depois sem perder o visto? Terei que pagar uma taxa novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não vai perder seu visto de 10 anos. Vc vai ficar com ele assim mesmo (solteira) por 10 anos. E quando tiver passaporte de casada, vc viaja com o passaporte novo (casada) e o passaporte antigo (que tem o visto).
      Para esta viagem, vc vai comprar sua passagem com nome de solteira e viajar com nome de solteira.
      Quando da renovação do seu passaporte, daqui a 5 anos, vc vai renovar com nome de casada. Aí vc vai ficar com um passaporte válido com nome de casada e o passaporte antigo com nome de solteira e o seu visto de 10 anos tirado agora.
      A Polícia Federal vai cortar as páginas do seu passaporte antigo (que é novo hoje), mas não vai cortar a página onde tem o visto. Numa viagem nesta situação (passaporte de casada + visto de solteira) você leva cópia autenticada da sua certidão de casamento.
      Mas para sua viagem recém casada de julho, vai tudo como solteira (passaporte, visto e nome da passagem).

      Excluir
  52. Anônimo2/13/2013

    Olá, Meu nome é Andreza eu fiquei casada por 2 anos, mas estou divorciada a 4 anos, não tenho filhos, porém, meus documentos estão todos em nome de solteira, até minha certidão de nascimento, é de solteira, na época o cartório me devolveu.Gostaria de saber se posso tirar meu passaporte com o nome de solteira, tendo em vista que meus documentos são todos de solteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, verifique com a Polícia Federal. É o mais certo.

      Excluir
  53. OLÁ!! sou a Daiane e a pouco acrescentei o sobrenome da minha mae ao meu nome (Fiz uma alteracao) no entando meu passaporte está com o nome antigo, mas o RG e CPF estao com o sobrenome novo. Como devo procedor? Sera que preciso fazer novo passaporte e a traducao da certidao de nascimento juramentada e autenticada no consulado? Sera que lá na Imigracao eles vao encrencar??

    ResponderExcluir
  54. a viagem é pra os EUA? É seu primeiro visto para os EUA? Se for pros EUA, deve atualizar seus documentos (passaporte, CPF...) para pedir o visto certo.
    Se vc já tem visto americano, é só levar um documento que comprove alteração do nome.
    A passagem deve ser comprada com o nome que consta no passaporte.
    Se for viajar com passaporte com nome antigo, compre a passagem com nome antigo.
    Se fizer passaporte novo com nome novo, a passagem deve estar com nome novo, igual do passaporte.
    Pros EUA nao precisa de tradução juramentada.

    ResponderExcluir
  55. Oi Aline, a viagem é pros EUA sim... é o meu segundo visto já. Que documento seria esse pra provar que alterei o nome? Basta a certidão de nascimento? e ela nao precisa ser traduzida entao?
    Agradeço muito pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cartório te deu um documento quando vc trocou o nome, certo? Leve este documento. Nao precisa traduzir.
      Sugiro que atualize seu passaporte pro nome novo
      Aí vc viaja com os dois passaportes (o antigo, que tem o visto; e o novo que é o passaporte atualizado) + doc do cartorio.
      Dificilmente terá problemas.
      Quando seu visto vencer, aí vc tira o visto novo com nome novo no passaporte novo.

      Excluir
  56. Ótimo, obrigada querida!!!! Vou fazer isso mesmo!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  57. Anônimo3/24/2013

    Ola,
    Comprei passagem para Miami para minha esposa com nome de solteira e no passaporte consta nome de casada. Liguei para Arline e informaram para entrar em contado com a agencia e colocar uma observação na passagem contendo nome de casada, numero do passaporte e data de nascimento, a gencia de viagem fez esta observação na reserva, porem não deu garantia de embarque. Tanto a Arline como a agencia disseram que garantia mesmo apenas sendo o mesmo nome no passaporte e na passagem. A viagem esta maracada para daqui a alguns dias. Como sido resolvido estes casos? Li varios comentarios acima, porem não saemos o que deu no final. A certidadão de casamento resolve nestes casos?

    ResponderExcluir
  58. Ela não tem um passaporte antigo com nome de solteira para levar junto? Se tiver, leve o passaporte antigo junto. Leve também a certidão de casamento.Não sei como tem sido resolvido. Porém o nome da passagem deve estar igual ao nome do passaporte. Deverá contar com o bom senso da atendente da cia aérea mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/25/2013

      Não tem. O jeito e aguardaria dia do embarque e ficar nesta expectativa de dará tudo certo. Obrigado. Depois lhe dou um retorno.

      Excluir
    2. Boa sorte! É qual cia aérea?

      Excluir
    3. Anônimo4/05/2013

      Olá,
      Como prometi estou dando um retorno que serve para outros que possam passar pela mesma situação.
      Fomos a Miami e voltamos e bem sequer pediram a certidão de casamento. A viagem foi um sucesso, levamos os documentos e em momento nenhum foi sequer questionado. Graças a Deus.

      Excluir
    4. que bom que deu tudo certo e obrigada pelo retorno. Mas seguro morreu de velho, né. É bom levar todos os documentos, pois se desse algum problema, teria tudo em mãos.

      Excluir
  59. Ola!!! Em primeiro lugar,gostaria de te parabenizar pelo site. Muito util! Gostaria de saber se vc pode me ajudar. Em 2008 decidir vir morar aqui na Italia.Na epoca era casada sò no Civil,e ja tinha me separado,mas nao legalmente.Quando tirei o passaporte,tirei como solteira,pois nao tinha alterado nenhum dos meus documentos.Agora depois de 5 anos estou indo ao Brasil de ferias e devo renovar o meu passaporte aqui na Italia,no consulado e nesse meio tempo saiu o meu divorcio.Minha duvida é: Renovo sempre como solteira,visto que o primeiro tirei como solteira ou renovo como divorciada. Repito..nos documentos RG,CPF e titolo de eleitor o nome sempre permaneceu o de solteira. A unica alteraçao foi na certidao de casamento que com o divorcio perdeu a validade. Agradeço em anticipo. Grazie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, nao vejo problemas em renovar como solteira, visto que seu nome agora eh o de solteira. Porem, ligue para o consulado e verifique com eles.

      Excluir
  60. Anônimo4/02/2013

    Olá Aline,
    o meu proplema é o seguinte, comprei minhas passagens de lua de mel com muita antecedência e comprei elas como solteira, só que casei e tirei meu passaporte como casada e agora a agencia não quer mudar a titularidade da passagem!! o que eu faço??? socorrooo rs Obrigada Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A titularidade da passagem não pode ser mudada mesmo. Se você tiver passaporte antigo com nome de solteira, leve-o com você. Leve também documentos como certidão de casamento e documentos de solteira, caso ainda tenha.
      Ligue para cia aérea que fará seu voo, e veja com eles que tipo de documentação eles pedem para este caso. E, por fim, conte com a boa vontade deles e boa sorte no embarque!

      Excluir
  61. Anônimo4/08/2013

    Oi boa noite!
    Vou casar e depois de 12 dias vou viajar para EUA.
    Passaporte e visto estão com validade adequada, minha passagens nome de solteira, tenho que fazer alguma alteração ou levar certidão de casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vá tranquila, com todos os docs de solteira. Boa viagem.

      Excluir
    2. Aline, já postei mais acima meu probleminha... mas vai que você não vê porque foi lá em seu codinome... então...
      ---
      Acho que meu caso se parece mais com esse.. li varios pra
      ver se achava algo do gênero mas não achei.. meu caso é:
      não tenho nenhum documento com nome de casada (pois me
      arrependi de ter acrescentado mais sobrenomes, meu nome
      ficou imenso, são seis nomes) então tudo que tenho,
      documentos, financiamento, micro empresa.. mesmo tendo sido feitos depois de casada, está com nome de solteira -
      baseados em meu RG, CNH, etc. Fiquei sabendo que pra mudar
      o nome só separando - o que eu não quero - ou entrando na
      justiça. Mas quero tirar passaporte e visto americano.
      Quero tirar isso com o nome de solteira, pra isso eu não
      poderia informar desde o requerimento do passaporte até a
      entrevista que eu não sou casada, então? Porque se falar
      que sou, terei que apresentar a certidão de casamento, que
      é meu único documento com nome de casada - e sendo assim,
      meus documentos estariam desatualizados e eu teria que
      troca-los, o que eu realmente não gostaria. A dúvida vem
      porque principalmente que me disseram que ser casada é um
      quesito que ajuda meu visto ser aceito, já que eu vou
      viajar sozinha e o marido vai ficar. Resumindo, estou com
      medo de tentar fazer tudo como solteira e acharem que eu
      estou indo ficar por lá. Não quero fazer como casada porque não quero mudar meus documentos pro nome de casada e porque o sobrenome do meu marido, apesar de não ser.. parece árabe!!!!!!!!!! E eu tenho cara de turca apesar da
      decendência italiana+nordestina... kkkk... Que eu faço
      ???? Me jogo da ponte mais próxima ou me afogo no copo
      dágua mais perto?? SOCOHELP! E claro.. parabens pelo blog,
      pelos esclarecimentos e pela sua paciencia em ajudar os
      menos iluminados(as), como eu!

      Excluir
    3. Bom, certo não está, né? Você está com seus documentos desatualizados e isso é ilegal. Recomendo que regularize-se.
      Mas, enfim.
      Primeiro não se preocupe de ter seu visto negado porque viaja como solteira ou como casada. Já foi época que brasileiro ia pros EUA tentar a vida. Hoje o caminho está inverso. Brasileiro vai pra gastar e muito. São bem vindos. Acho improvável que neguem seu visto por isso.
      Se você fizer como solteira com seus documentos de solteira, dificilmente dará errado, e vai ficar tudo como solteira. Não cruzam essa informação. Mas, você pode transparecer que está mentindo (e pra isso são treinados) e, negarem seu visto por sentirem uma mentira na sua fala.
      Agora, o certo é fazer tudo certo, né! Mas se quiser dar andamento com seu nome de solteira, improvável que descubram. Mas faça bem feito.
      Bom, penso que este é um problema que carregará a vida toda. Não será sua última viagem.
      Enfim, acredito que dará tudo certo se mantiver como solteira. Mas, saiba que está ilegal.

      Excluir
  62. pensei em fazer como casada.. mas e meu nome que parece árabe? e o medo do boicote =( ..se eu colocar como casada vou precisar atualizar os documentos, e meu RG não é daqui do MT onde moro, é de SP.. se eu fizer aqui vai mudar o número... aaaaaaafffff :/ só complicação, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem nada haver esse nome árabe não.
      de qualquer forma, uma hora esse lance do nome vai começar a te atrapalhar na vida.
      bom, veja o que é melhor para você.
      também coloquei o nome do meu esposo (o que a gente não faz para agradar o marido) e depois me arrependi. Trocar docs é um saco. Mas fazer o quê? Tive que trocar tudo.

      Excluir
    2. pois é.. mesma coisa.. fui agradar o marido... e hoje penso melhor... affs!!! meu nome tem SEIS nomes... é um xingamento... to pensando em fazer um trato com meu marido... faço tudo como casada... se negarem meu visto eu entro na justiça pra tirar o nome dele do meu.. e ele paga as minhas despesas dos novos documentos ...hihi. É o jeito né, rs

      Excluir
  63. Minha duvida é a mesma de muitos aqui. Passaporte e visto validos com nome de solteira porém todos outros documentos com nome de casada, minha passagem esta com nome de solteira.
    Viajo para Miami, como faço? Tiro novo passaporte com nome de casada? Se sim, nao consigo alterar o nome na passagem na cia aérea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ir desse jeito: passaporte, visto e passagem com nome de solteira. Leve cópia da certidao de casamento só por precaução.

      Excluir
  64. Aline, Tudo bom?
    Meu caso é o seguinte, por ja termos data agendada acabei tirando meu visto em nome de solteira, mesmo já sendo casada, como tinha todos os docs de solteira inclusive o passaporte foi o mais fácil na época, mas agora alterei todos os documentos inclusive o passaporte para nome de casada, pois o rapaz da agência emitiu os bilhetes com nome de casada. Meu visto esta no passaporte com nome de solteira assim como o visto. Não tenho tempo de emitir outro visto, viajo mes que vem. Ja pedi pra fazer uma certidão juramentada, mas não autentiquei no consulado. Você acha que terei problemas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então é passaporte e passagem com nome de casada + visto com nome de solteira no passaporte antigo com nome de solteira.
      Leve os dois passaportes (o antigo com visto e o novo de casada) + certidão de casamento ou a juramentada. É pros EUA? Se for, não deve ter problemas

      Excluir
  65. Anônimo5/01/2013

    Aline, boa noite!
    Tudo bem ... tenho um caso inverso de todos ... rsrs .
    Estou me divorciando e tenho passaporte e visto valido. Já vou providenciar a troca de Identidade e CPF.
    O que eu preciso fazer para alterar o passaporte e o visto para o nome de solteira. Caso queira viajar para os EUA nesse periodo de troca dedocumentos, vou ter problema ?
    Obrigada
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando vc tiver a certidao de divórcio, pode fazer seu passaporte com o nome de solteira.
      Em relação ao visto, fica como está. Aí vc viaja com o passaporte novo (nome solteira) e com o antigo também ( que tem o visto válido).
      Só compensa fazer novo visto se o atual estiver perto de vencer. Se nao deixa como está.
      Se sua certidao de divórcio nao saiu, viaje com o passaporte e visto que tem (casada).
      A passagem aérea deve ser emitida com o nome que está no seu passaporte válido.
      att.

      Excluir
  66. Olá aline,
    sou casada no civil mas já estamos separados fisicamente, meus documentos estão todos com nome de solteira e não pretendo mudar já que logo vou me separar. Minha passagem está com nome de solteira pretendo tirar o passaporte e informar que sou solteira, terá algum problema?

    ResponderExcluir
  67. Olá Aline, sou casada (1 ano e 1mês), meu RG está com o nome de casada e o meu passaporte com o nome de solteira.
    Será que consigo o visto para o EUA sem alterar o passaporte?
    Meio arriscado?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para fazer visto novo, você deve levar seus documentos atualizados (casada), inclusive passaporte.

      Excluir
    2. Anônimo5/21/2013

      Ilhete, vc só precisará fazer outro passaporte se estiver perto de vencer, do contrário não tem problema de estar com nome de solteira, pois me casei há 6 meses e tirei o meu ano passado com nome de solteira. E na passagem irá o nome como no passaporte e não como no RG. Me informei com a Embaixada dos EUA, e pode tirar o visto normal, vc só precisará sempre estar com sua certidão de casamento.

      Excluir
  68. Aline,
    Me casei a um ano, minha esposa ainda tem passaporte e todos os documentos com nome de solteira. Já fui ao Mercosul e isso não foi problema, mas, agora queremos ir ao EUA.

    Ela não quer trocar os documentos agora e no formulário de solicitação eu coloquei ela como casada, mas, informei o nome de solteira e como há um campo onde peguntam TEM(?)/TEVE(?)/USA(?) outro nome eu coloquei o nome de casada.

    Acha que teremos visto negado? Se eu levar a certidão de casamento simples vale como prova da verdade?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David,
      o certo é que ela troque os docs e faça passaporte de casada. Aí tira o visto de casada. Tudo certinho.
      Ou voce omite tudo e ela vai como solteira. Ou faça certo e ela vai com docs de casada.
      Se vc apresentar certidao de casamento para o consulado dos EUA, eu acredito que eles vao querer tudo certo.
      Mas, como vc ja tem senha para tirar dúvidas com eles, ligue para lá e verifique.
      Outra coisa: a passagem aérea deve ser emitida com o mesmo nome que consta no passaporte.

      Excluir
  69. Olá, Moro em Londres há 1 ano com meu futuro marido, a dúvida é o seguinte se eu casar no Brasil, no retorno só terei o passaporte e documentos de solteira, pq não terei tempo de alterá-los, eu vou ter problema no home office quando solicitar o Family Permit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Naty. Nao sei o que é home office e Family Permit. Espero que algum leitor te ajude.

      Excluir
  70. Eu to com o passaporte com nome de solteiro, mas meus docs e nome estão de casada. Quando fui pros EUA, levei a certidão para tirar o visto e foi assim mesmo e não se falou nada. Na hora de entrar usei os doc de solteira com o visto e não deu nada. li que o passaporte que ainda estiver dentro da validade pode ser utilizado mediante a apresentação da Certidão de Casamento. O problema é que não sei se isso funciona para o Reino Unido ou eu teria que troca-lo. Alguém sabe se o numero troca ou é so o nome??? Preciso descobrir se posso ao menos usar esse numero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando faz novo passaporte, o número troca. Ligue pro consulado do país que vai e informe-se sobre documentação.

      Excluir
  71. Olá minha esposa tem todos os documentos com nome de casada porém passaporte com nome de solteira. Queremos viajar para EUA, Punta cana, será o primeiro visto . Como podemos proceder nesses casos?

    Se tiver que atualizar o nome no passaporte tem que tirar outro ou somente atualiza? Quais os custos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consulado americano pede que todos os documentos estejam atualizados. Sugiro que ela tire outro passaporte (não renova. Faz outro) e já tire o visto com o passaporte de casada. O processo de emissão de passaporte nao é demorado. Dependendo da cidade é 48h. Verifique informações completas no site da Policia Federal. No mesmo site vc preenche o formulário, imprime o boleto e agenda. http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte. Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07

      Excluir
  72. Mariana C.6/21/2013

    Olá!! Bem, estou de casamento marcado, nos vamos viajar logo após o casamento, no entanrto ainda não tenho passaporte e a certidão de casamento so sairá depois de 20 dias. Terei que tirar meu passaporte com nome de solteira, mas depois tenho como modificar e pôr o nome de casada? Ou posso usar minha identidade de solteiranas minhas próximas viagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai tirar passaporte em nome de solteira. E vai viajar com docs de solteira. Nas próximas viagens vc vê como faz. Dependendo do destino, nao precisa de visto. Dependendo do tempo pra próxima viagem, vc terá novo passaporte etc. Por ora, é como solteira mesmo.

      Excluir
  73. parabens pelo blog , bom meu caso é o seguinte, dupla cidadania, passaporte europeu com nome de casada , e passaporte brasileiro com nome de solteira , sou casada ha mais de 10 anos , mas nunca mudei meus documentos , só agora regularizei tudo, rg, cpf, e titulo de eleitor, entao tenho um problema , passaporte brasileiro com nome de solteira , o que seria diferente da passagem, pois nao preciso de visto , passaporte brasileiro ainda valido, sera que tenho que mudar meu passaporte brasileiro ? e se sim pode? por ainda ser valido ? nunca usei antes o passaporte europeu pois é novo, por isso nunca tive problemas , mudei os documentos agora por causa do passaporte europeu , ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gia, vc consegue viajar com seu passaporte europeu (casada) + passagem (casada). Vc fez certo, ao meu ver, de comprar a passagem em nome de casada, já que seus docs estao atualizados. Agora, é certo que deve atualizar seu passaporte brasileiro. Seus docs estao atualizados e a emissao de novo passaporte é rápido. Nao precisa esperar vencer pra tirar o outro. Lá na PF eles vao recortar o canto das folhas do passaporte de solteira, que permanecerá com vc. Vc vai receber novo passaporte com nova data de validade, a partir da emissao. Boa viagem.

      Excluir
  74. oi Aline brigada por responder , só nao entendi qdo voce diz recortar o canto das folhas do passaporte de solteira , pode me explicar , ahh eu acho que perdi o passaporte de solteira , nao to conseguindo achar ,
    Posso te fazer outra pergunta, como sou casada ha mais de 10 anos e só to mudando os documentos agora , pois perdi meu rg etc,, ai fiz tudo de casada, s[o falta o passaporte , La na PF eles nao podem me perguntar porque meu antigo passaporte é de solteira e , eu ja era casada? Na epoca em que tirei o passaporte me orientaram la na Pf a colocar solteira ja que eu nao tinha documentos de casada , e trocar para casada quando saísse os documentos ,
    Sera que eles vao encrecar porque eu nao mudei os dicume ntos antes? e porque ( como eles orientaram eu fiz) tava com o passaporte de solteira se ja era casada ? mó neura desculpa te perguntar de novo . beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando vc renova passaporte, eles não retém o antigo. Eles te devolvem. Mas eles dão um corte no canto das folhas, tipo pra invalidar o antigo.
      Vai no site da PF (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte) e leve os documentos que eles pedem. Leve sua certidao de casamento. Se vc nao achar seu passaporte antigo, creio que nao terá problemas. Qualquer coisa, liga pra lá (tel 194). Eles orientam numa boa.

      Excluir
  75. Brigada por responder Aline , v é um amor e o site ótimo,
    Posso te fazer só mais uma pergunta ? Dei uma olhada no site da PF e é realm. como vc falou tudo certinho , so que eles pedem para levar a certidao de casamento atualizada, sou casada ha mais de 10 anos, e tirei uma certidao de casamento segunda via nova, em abril de 2012 , isso é atualiazada ?
    Ja ou viu falar se se por exEMPLO essa q eu tenho do ano passado serve ? atualiazada seria de quanto tempo? porque essa tem 1 ano e pouquinho , juro q nao pergunto mais nada , depois que vc responder beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualizada é a última que vc tem, até onde sei. Se a última que vc tem é de 20 anos atrás, é atualizada. Posso estar errada, mas até onde entendo é isso.
      kkkk... pode perguntar. Eu não sou entendida no assunto, só curiosa e tento ajudar quando posso.
      Boa viagem.

      Excluir
  76. Ola Aline parabens pelo site muito bom, bom minha situaçao ; tenho dupla cidadania , nome no passaporte de casada , meus documentos todos de casada só tirei agora porque perdi os meus
    sou casada ha 15 anos, mas sempre usei nome de solteira , mas no passaporte europeu tive q colocar casada pois fiz agora pouco, ainda tenho meus documentos de solteira , passaporte brasileiro com nome de solteira , unico doc que falta mudar ,
    qdo entrar na europa vou usar o passaporte europeu, entao, como devo proceder?, nao da tempo de tirar outro passaporte brasileiro,
    posso fazer a passagem com nome de casada ( por causa do passaporte europeu) la eles podem pedir para ver a passagem entende ? e viajar com passaporte de solteira e levar a certidao de casamento para apresentar no aeroporto aqui? to completamente perdida , acha q posso viajar com passaporte brasileiro de casada , levar a certidao e documentos, e a passagem no nome de casada ? me ajuda por favor
    brigada desde ja luiza resumindo , posso sair do brasil com passaporte de solteira , pe nao tenho tempo de fazer outro e levar certidao de casamento e outros docs q comprovam que sou casada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é a mesma situaçao acima (da Gia)? A passagem e o passaporte que vai usar devem ter o mesmo nome.

      Excluir
  77. Anônimo7/10/2013

    Oi Aline, tudo bem? Em outra ocasião já tirei uma dúvida com vc referente as alterações de nome que fiz (não por casamento, e sim acrescentei o sobrenome da minha mãe ao meu nome), ao qual vc me disse pra tirar um novo passaporte e viajar com os dois, ao qual um deles tem o visto válido... e levar ainda a minha certidão de nascimento e casamento atualizadas, a minha pergunta é ... será que eles nao vai me fazer questionamentos lá na imigração? será que se eu viajar com o meu passaporte antigo, eles vão consultar em algum sistema e saber que meu nome está alterado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificilmente vão consultar em algum sistema. Leve seus documentos que comprovem seus nomes.
      Podem fazer questionamentos. Esse é o papel deles. O seu é responder e comprovar.

      Excluir
    2. Anônimo7/10/2013

      Então o ideal mesmo é fazer o novo passaporte? eu estava pensando em ficar com o meu antigo e viajar assim mesmo, afinal a alteração foi no meio do nome, e não no final...
      Agradeço a atenção e retorno!!!

      Excluir
    3. penso que quanto mais certo a gente estiver melhor, as coisas fluem mais fácil etc. Se vc tiver tempo de regularizar seu passaporte, melhor. Se vc tiver toda documentação dos seus filhos com vc etc, melhor. Hoje, mais que nunca, eles ficam atentos quando há crianças. Se o pai das crianças nao for na viagem, ele deve fazer um documento autorizando a viagem.

      Excluir
  78. Anônimo7/10/2013

    Olá Aline,

    meus documentos, passaporte e visto estão com nome de solteira, e vou viajar com meu filho que precisa de uma autorização(sem o pai), faço como, com o nome de solteira ou casada conforme consta na certidão dele e na minha ct de casamento?e tbm faço uma certidão juramentada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai viajar pra onde? se for EUA, eles normalmente aceitam sua certidão de casamento.

      Excluir
    2. Anônimo7/11/2013

      OI ALINE,VOU PARA MIAMI E ORLANDO.
      ALIAS NA VDD ESTOU INDO TIRAR O VISTO DOMINGO DIA 14/07 E FORMULÁRIO ESTA EM NOME DE SOLTEIRA MAS O ESTADO CIVIL CASADA, NA AGENCIA QUE FEZ PRA MIM ME INDICOU A FAZER UMA CERTIDÃO JURAMENTADA.

      Excluir
    3. Como seu processo de visto está todo encaminhado, é bom que leve sua certidão de casamento sim.
      Porém, quando liguei para lá (há um ano) e as informações que me deram foram:
      visto americano:
      1) visto está válido em nome de solteiro e está no passaporte em nome de solteiro e você tem novo passaporte em nome de casada -> leve ambos os passaportes na viagem + certidão de casamento (não precisa ser juramentada).


      2) se vai tirar o primeiro visto, todos os documentos tem que estar atualizados (CPF, RG, passaporte etc). Ou seja, se vc tem passaporte em nome de casada e os documentos em nome de solteiro, e vai tirar o primeiro visto -> terá que atualizar seus documentos para nome de casado.


      3) se o passaporte está em nome de solteira e todos os documentos em nome de solteira, e vai pedir o primeiro visto -> atualize seus documentos.
      Tire passaporte em nome de casada e os outros documentos também. Aí preenche o DS160 em nome de casada.
      Agora, no caso de lua-de-mel (casou ontem e viaja hoje), claro que vc já tirou o visto antes de casar e foi em nome de solteira. Assim, viaja com docs de solteira.

      Excluir
  79. Anônimo7/11/2013

    então não tem como tirar o passaporte de casada agora, esta muito em cima da hora,será que vou ter problemas?o que fico mais preocupada quando chegar em Miami e a autorização do meu filho esta com meu nome de casada, e o meu passaporte com nome de solteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc tem uma entrevista agendada, certamente vc tem uma senha para ligar e tirar dúvidas. Sugiro que ligue pro consulado e tire suas dúvidas diretamente com eles.

      Excluir
  80. Aline,
    Tenho Passaporte e visto americano ainda válidos, porém me casei e acrescentei o sobrenome de minha esposa ao meu e ela fez o mesmo, agora o que devo fazer, além de tirar toda documentação com o sobrenome dela no meu, devo tirar outro passaporte e devo ir atraz de outro visto americano por conta dessa alteração do nome?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa outro visto. É só comprovar a mudança de nome (certidao de casamento). Qdo seu visto vencer, vc tira outro com o nome atualizado. Quanto ao passaporte, lembre-se que o nome na sua passagem aérea deve ser igual ao nome que está no passaporte.

      Excluir
  81. HELP URG!!!
    Estou atualmente com toda documentação pessoal em nome de casada. Porem meus filhos foram registrados com meu nome de solteira.
    Preciso emitir passaporte para toda família (meu, pois o anterior com nome de solteira está vencido, meu marido e meus dois filhos).
    Como meus documentos novos estão com nome de casada e os das crianças tem na filiação o meu nome de solteira, pode haver algum problema para concessão do visto e entrada no exterior?
    O que devo fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve sua certidao de casamento quando da tirada do visto. Na viagem, leve o passaporte vencido também.

      Excluir
    2. Então na viagem devo levar os 2 passaportes??
      Muito obrigada pela atenção...

      Excluir
    3. sim. Leve os dois passaportes. Fica mais fácil, caso tenha que esclarecer algo.

      Excluir
  82. Oi Aline, tenho o passaporte com o nome de solteira que tirei para minha lua de mel, ainda esta na validade, agora vou para Cancún no mexico e agora coloquei o sobrenome do meu marido.
    Posso entrar no mexico apresentando só a certidão de casamento???
    Obrigado pela atenção

    Luciana(usando e-mail do meu amigo de trabalho :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. importante que o nome da passagem seja o mesmo do passaporte válido.
      vc pode ligar para o consulado do Mexico e pegar informações corretas: 11- 3576-5400
      http://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo

      Excluir
  83. Bruna Pereira9/04/2013

    Oi Aline, foi ótimo encontrar seu blog. Ele é bem esclarecedor.

    Minha dúvida: tenho passaporte e visto americano válidos com nome de solteira. Me casei ano passado e não troquei nenhum documento ainda pois estou indo embora estudar no Estados Unidos. O cara da escola que vou estudar disse que não preciso alterar nada, pois vamos pedir o F1 - visto de estudante. Mas para pedir meu visto F1 preciso dos documentos RG, CPF atualizados, certo? E depois de atualizar os docs e conseguir o F1, terei passaporte, visto turista com um nome e mais visto estudante com outro? Está tudo confuso e parece que o cara não consegue me explicar direito, ele só fala que não precisa fazer nada.

    O que me aconselha? Não trocar meus docs e tirar o F1 no nome de solteira? E se tirar o F1 no nome de casada, é só viajar com minha certidão de casamento normal?

    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao entendo de visto de estudante.
      Mas se vc for tirar um novo visto, vão pedir seus documentos. Se tiver como casada, talvez nao peçam atualização do passaporte por vc já ter um visto anterior. Aí deverá levar certidao de casamento.
      Se tirar como solteira, não tem como saberem que vc casou, a não ser que transpareça isso na entevista. Se vc tiver senha de atendimento do consulado, ligue pra lá e se informe com eles. É o mais certo.
      Importante lembrar que a passagem aérea deve estar no mesmo nome que consta no passaporte.

      Excluir
  84. Anônimo10/01/2013

    O meu caso foi parecido com o seu, comprei a passagem com o nome de Solteira, e só depois lembrei que teria que tirar um novo passaporte com o nome de casada pois, o mesmo ia estar com menos de 6 meses da data da viagem, viajo em Fevereiro 2014 e o meu passaporte se vence em Junho 2014, entao, tirei um novo passaporte, achando que mudar o nome da passagem seria a coisa mais simples. Ai depois de passaporte modificado liguei para a Agencia da Tam que comprei a passagem, a atendente falou que eu nao tinha como modificar a passagem, e que eu corria o risco de nao embarcar, quase surtei, pedi para ela ligar para o 0800 e tentar mudar, ela falou que nao tinha como, que eu tinha que tirar um novo passaporte com nome de Solteira, ai falei para ela que ai eu estaria omitindo informacoes para a Policia Federal, resumindo ela falou que nao tinha outra forma, e se eu fosse cancelar a passagem eu iria pagar uma multa consideravel. Como sou teimosa liguei para o 0800 da Tam e expliquei a minha situacao, falei que enviaria cópia de tudo que eles precisassem, ai a atendente super atenciosa e simpatica, em momento algum colocou dificuldade, só falou que ia falar com o supervisor dela, e depois de 2 horas ao telefone com ela, ela modificou o nome da minha passagem, nem acreditei. Liguei para a agencia da Tam, e mandei para o e-mail dela a minha passagem com o nome alterado, ela ficou impressionada, falou que ja teve muito problema com isso, e que nunca alguem tinha conseguido. A gerente dela nem acreditou e falou para ver se no sistema tinham modificado, olharam e la estava modificado. Como estava vendo tudo com antecedencia foi mais tranquilo, ai vou viajar com o passaporte com o nome de Solteira e Visto valido com o nome de Solteira e Passaporte valido com nome de Casada, junto com Certidao de Casamento. Depois de tudo isso vi no site Melhores Destinos que as empresas aéreas nao podem se recusar a fazer alguma alteracao na passagem aérea, como também nao podem cobrar taxa por isso. Segue o Link http://www.melhoresdestinos.com.br/arrumar-corrigir-nome-passagem-aerea.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pela contribuição. Olhei o link que passou e esta mudança começou a valer agora, né (agosto/13)?
      Não pode mudar a titularidade, mas pode agora fazer correções no nome do passageiro.
      Ótimo isso e já era tempo desta ação.

      Excluir
  85. Olá, estou com a seguinte dúvida. Fiz a compra da minha lua de mel antes de ter a certidão de casamento em mãos, e todos os documentos estão com nome de solteira. Você acha que terei algum problema? Como eu tinha poucos meses para mudar tudo, inclusive todas as reservas, fiquei com receio e preferi manter tudo com o nome de solteira, fiz o certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu faria o mesmo. Até porque quando vc providenciou a viagem, vc ainda era solteira. Eu casei em 2008 e viajei em 2010 com passaporte de solteira.

      Excluir
  86. Ola Miolo, so peguei minha certidao de casamento em marco desse ano, ja estava com tudo da lua de mel que sera no comeco de novembro (EUA) comprado com meu nome de solteira, fiquei com medo de alterar os documenros e nao dar tempo. Sera q terei problemas na policia federal? Passagens, passaporte e visto estap tds com nome de solteira... Se me perguntarem algo eu respondo q sou casada mas q ainda nao fiz as alteracoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificilmente terá problemas. Caso perguntem, diga a verdade: quando vc comprou a viagem, voce ainda era solteira e, por isso, naquele momento vc nao tinha documentos de casada. Pode levar sua certidao de casamento, para ficar melhor.

      Excluir
  87. Anônimo10/15/2013

    Boa noite, Aline, gostaria de saber se você pode me ajudar pois já estou ficando sem esperanças... Me casei há 20 anos e acrescentei o sobrenome do meu marido porem não modifiquei nenhum documento, apenas a certidão de casamento esta com meu nome de casada. Pois bem, em 1997,tirei meu primeiro passaporte, e saiu com o nome de solteira porque a viagem foi marcada e não deu tempo(!) de mudar os documentos(detalhe: que eu ainda não mudei..!). Em 2007,fui tirar o passaporte novamente e como não mudei nenhum documento, o mesmo saiu com meu nome de solteira, e meus filhos que na época tinham 8 e 11 anos, estavam comigo e fizeram também seus passaportes, mesmo assim na PF não me pediram a certidão de casamento. Para finalizar, em 2011 tirei o visto americano e saiu com nome de solteira devido ao passaporte estar assim. Agora, que meu segundo passaporte venceu, me apresentei na PF para tirar o novo e fui impedida, devido ao fato de os documentos não serem atualizados e fui informada que só poderei tirar o mesmo com meus documentos com nome de casada! Minha duvida é : se eu atualizarei meus documentos e meu passaporte sera com o nome de casada, se eu for para os EUA (com a certidão traduzida), será que eles liberarão minha entrada, uma vez que a data de meu casamento na certidão é muuuuuuito anterior ao passaporte e principalmente ao visto? Por favor, se você puder me ajudar agradecerei muito a sua atenção. Obrigada e parabéns pelo seu blog é muito útil pois vi que já ajudou muita gente, Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça seu passaporte certo (casada). Eles vão pegar seu passaporte vencido (que está com seu visto válido) e vão deixar com você. Vão recortar somente as páginas que não tem o visto. Quando da entrada nos EUA, vc estará com seu passaporte novo (casada), com visto de solteira no passaporte antigo e sua certidão. Nao terá problemas. Boa viagem.

      Excluir
    2. Anônimo10/17/2013

      Olá, Aline,boa noite! Obrigada pelo seu retorno, agora estou mais tranquila, pois meu medo maior era de ter problemas lá nos EUA pois eles são muito rigorosos com tudo, não é mesmo? Assim, já estou providenciando os meus documentos (ufa, que trabalhao! ) e vou agendar meu passaporte assim que estiverem prontos. Avisarei quando estiver tudo ok, obrigada novamente! abcs

      Excluir
  88. Anônimo10/21/2013

    Olá! Comprei passagem para Miami no dia 18/05/14 com nome de solteira. Meu passaporte com nome de solteira expira em set/14 e visto em out/14. Já li várias recomendações de que não se deve viajar com o passaporte com validade inferior a 6 meses, pois há chance de ser deportada. O que devo fazer, pois se renovar o passaporte o mesmo virá com nome de casada e a passagem foi comprada com nome de solteira. karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que agora pode mudar a titularidade da passagem, desde que seja a mesma pessoa (tipo corrigir o nome). Entao, penso que pode atualizar seus documentos e pedir alteraçao da passagem. Ligue pra cia aérea antes. http://www.melhoresdestinos.com.br/arrumar-corrigir-nome-passagem-aerea.html

      Excluir
    2. Anônimo10/21/2013

      Mas é correta essa informação de validade do passaporte de 6 meses? No site da embaixada americana está informando que cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte com menos de 6 meses de validade.

      Excluir
    3. sim. existe os 6 meses. Mas vc viaja com seu passaporte novo e o velho juntos (um atende a validade e o outro atende o visto).

      Excluir
  89. Oi, uma dúvida: eu sou casada e não mudei meu sobrenome (é o mesmo de solteira, não precisei alterar meus documentos), e gostaria de tirar um visto para os Estados Unidos agora. Soube q o visto tem validade de 10 anos, caso eu me divorcie neste período, eu deverei pedir outro visto? Lembrando q meus docs não serão alterados... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisará de novo visto. Qdo do novo passaporte (que dura 5 anos), vc leva sua certidao de divorcio.

      Excluir
  90. Olá Aline! Eu tenho meu passaporte e visto americano com nome de solteira. No entanto, não tenho mais RG com nome de solteira, somente com nome de casada. Posso viajar assim? tenho que fazer tradução juramentada certidao de casamento? Quando for emitir as passagens para os EUA, devo emitir com o nome de solteira (passaporte) ou com o nome de casada (RG)? Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Oi Aline. Meu passaporte e visto americano estão com meu nome de solteira e meu RG com nome de casada (não tenho mais o RG com nome de solteira). Posso viajar assim? Preciso fazer uma tradução juramentada da certidão de casamento? Devo emitir a passagem para os EUA com o nome de solteira(Passaporte e visto) ou com o nome de casada (RG)? Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. na entrada no embarque, não vão te pedir RG. Voce deverá apresentar seu passaporte. A passagem deve estar com o mesmo nome que consta no passaporte. Verifique a validade do passaporte. Para viajar, ele tem que ter 6 meses de validade no mínimo, a partir da data da viagem.

    ResponderExcluir
  93. Aline, mas eu preciso levar a tradução juramentada da certidão de casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para os EUA nao precisa de tradução juramentada, até onde sei. Leve cópia autenticada por segurança, mas acho bem improvável que peçam.

      Excluir
  94. Oi Aline ..... aconteceu que eu fiz agora o meu passaporte pela primeira vez e sem entender não falei que eu havia mudado de nome á 25 anos atras quando me casei e divorciei , então isto não aparece no meu passaporte , mas vou encaminhar o visto para os EUA , continuo usando meu nome de solteira, só que na RG aparece que sou divorciada, será que isso vai implicar com alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  95. Anônimo1/03/2014

    Aline !!! Fiz meu passaporte mes passado, e sem querer omiti que um dia fui casada e troquei de nome ,mas estou usando meu nome de solteira denovo com o divorcio que foi á mais de 25 anos, agora estou preenchendo o formulário D160 e me pede denovo se já troquei de nome....fico sem saber se vai dar algum problema pois esta informação eu não passei pra PF na hora de fazer o passaporte.... será que vai dar algum problema ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sua pergunta antes mas nao tinha entendido direito. Desculpe pela demora. Mas enfim, para a PF vc deve passar seus dados e documentos atuais. E foi o que fez, certo? No formulario dos EUA pergunta nomes anteriores. Vc responde que sim e coloca o nome anterior. Não vai dar problema. Vc nao pode é dar informação errada. Boa viagem.

      Excluir
  96. Anônimo1/16/2014

    oiii eu fiz meu passaporte nao faz nem dois meses e vou me casar para conseguir o visto na austria sera que eu teria que mudar todo o passaporte para conseguir viajar e ter o visto? ou assim eu ja consigo

    ResponderExcluir
  97. acredito que nao precisará mudar o passaporte. Penso que seria o caso de uma tradução juramentada da certidão. Verifique com o consulado do país.

    ResponderExcluir